sábado, 23 de abril de 2011

Responsabilidade Social das Empresas

Aspecto hoje muito candente, na vida das empresas e na sua relação com a sociedade, a temática da Responsabilidade Social das Empresas (RSE). Definida a RSE, no livro Verde de 2001 publicado pela Comissão Europeia, como a integração voluntária de preocupações, não só sociais mas também ambientais, adoptadas pelas empresas na sua vida operacional e na sua interacção com todos os stokeholders.

Identificadas estão duas dimensões da RSE, uma interna e outra externa. A interna onde se incluem a adopção de políticas de recrutamento não discriminatórias, o acesso à formação, o equilíbrio família – trabalho, a higiene e segurança e muitas outras. A Externa, dizendo respeito à cooperação com a comunidade, à responsabilidade ambiental, à responsabilidade social através do mecenato, etc.

O livro verde publicado pela Comissão Europeia Incentiva, assim, as empresas a uma participação mais activa na sociedade, devendo as empresas assumir três tipos de preocupações: as financeiras (geração de riqueza), as sociais (capital humano), as ambientais (redução dos impactos nocivos, sustentabilidade...). Qualquer organização deve, assim, demonstrar-se socialmente responsável tendo em consideração, nas decisões que toma, a comunidade onde se encontra inserido (a) e o ambiente onde se movimenta ou opera.

Será que esta é uma realidade do Portugal empresarial 2011, principalmente na política discriminatória etária ou racial? Será que esta realidade não demonstra uma corporativa fraqueza estratégica e mimetismo do passado? Porque recrutam as empresas com baias na idade – normalmente é-se velho para as empresas em Portugal aos 30-25 e novo demais aos 25? Não significará esta cultura de recrutamento, um não entender da importância do conhecimento e da importância da internalização do conhecimento tácito adquirido pelo capital humano?

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