sexta-feira, 20 de maio de 2011

Visão Integradora da Gestão da Inovação e do Conhecimento

Numa abordagem integradora da gestão da inovação e do conhecimento é interessante definir gestão do conhecimento através da proposta de Bergeron. Gestão do Conhecimento é, para Bergeron, uma deliberada e sistemática optimização estratégica do negócio, que selecciona, separa (destila), armazena, organiza, "empacota" e comunica informação essencial ao negócio de uma empresa de modo a desenvolver a performance dos funcionários e a competitividade corporativa ou empresarial. É, assim, uma visão sistemática de gestão dos activos intelectuais (e de outra informação) de modo a "entregar" à empresa vantagem competitiva, sendo adicionalmente optimização estratégica de negócio não limitada a tecnologias em particular ou fonte de informação específica.

Bergeron dá a páginas (Bergeron: 9) um exemplo daquilo que é, ou não, gestão do conhecimento: uma empresa de marketing e comunicação que tire cópias e imagens anteriormente usadas em campanhas de publicidade - e as digitalize para armazenar em CD-ROM - não está ela própria a "praticar" KM. Contudo, se a indexar através de um aplicação informática que permita a procura do seu conteúdo específico, em vez de um usuário ter de fazer a busca através de centenas de imagens, está a utilizar KM ou está a gerir o conhecimento.

Aspecto onde também podemos dar uma visão integradora é a do valor económico da gestão do conhecimento para os trabalhadores do conhecimento, para os gestores, clientes e outros importantes stakeholders. Bergeron sobre este assunto dá a dimensão do desafio de trabalhar neste mundo intangível da gestão do conhecimento, dado a maioria dos seus efeitos serem qualitativos e de difícil mensurabilidade.

Assim, discrimina do ponto de vista qualitativo os potenciais benefícios da gestão do conhecimento: melhor gestão de ideias; diminuição da probabilidade de saída de funcionários; maior lealdade da clientela; crescente identificação e colaboração cliente; crescente satisfação cliente; inovação crescente; crescente capacitação do trabalhador do conhecimento; crescente produtividade do trabalhador do conhecimento; crescente satisfação do trabalhador do conhecimento; crescente liderança de marketing; crescente estabilidade organizativa; crescente satisfação accionista; crescente percepção das necessidades clientes; mudança cultural positiva.

Do ponto de vista quantitativo, também os potenciais benefícios são descritos: poupança custos; melhoria do ratio de crescimento cliente; melhoria dos resultados; melhoria das margens de negócio; melhoria do balanço da empresa ou do valor da empresa; crescente atracção cliente; crescente fidelidade cliente; crescente share ou percentagem de mercado; crescente compras repetidas; crescente valor de stocks; diminuição do custo das vendas. 
 
 

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