terça-feira, 7 de junho de 2011

O Conhecimento no Contexto das Organizações


Um dos aspectos fundamentais da cultura organizacional é a cultura de cooperação e colaboração, dado que a cooperação e a colaboração são requisitos da transferência de conhecimento entre os indivíduos. Não partilha e disponibilização de informação, não só nas empresas como nas sociedades, são hoje sinal de empresas e sociedades ainda alicerçadas no paradigma do postulado passado "informação é poder". Sendo a informação um fluxo de mensagens ou significados que pode alterar ou adicionar o conhecimento é fácil de ver que só a sua interpretação em contexto dá-lhe verdadeiro significado. O conhecimento é pois resultado da aplicação e do uso produtivo da informação.
Sem um ambiente colaborativo a informação torna-se, assim, um amontoado de dados sem préstimo, despido de articulação, desencorajando uma cultura de exploração e resolução de problemas. Problemas e melhoria da eficiência da organização são assim afectados. Um dos problemas das estruturas baseadas em hierarquias tradicionais é a circunscrição do conhecimento em áreas de funcionamento particulares, as chamadas "quintinhas" à Portuguesa. A não circulação de informação apontada a inúmeros sectores da administração Portuguesa (derivado possivelmente pelo postulado da informação é poder) é o exemplo acabado de sociedades com pouco ambiente colaborativo e logo com fracos índices culturais de exploração e resolução de problemas - incluindo a cultura da inovação. Consequência desse apego à informação (e da falta de interactividade) na maior parte das vezes consubstanciando verdadeiros armazéns de informação, a denotada tendência para o "estendimento" da informação em bruto com pouco sentido crítico, criador e despoletador de informação relevante.

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