Ainda sobre o "desenho" de uma bem concebível visão estratégica (Thompson e al., 2007: 22) referem os pontos fortes e fracos de que deve estar "impregnada" a visão empresarial: ela deve ser gráfica e direccionada, focada e flexível, realista, desejada e explicável de modo curto.
As falhas ou deficiências mais comuns dos "statments" que definem a visão empresarial, encontram-se em declarações vagas ou incompletas, não prospectivas, não voltadas para o futuro ou inovadoras, demasiado abrangentes, brandas, indistintas e demasiado dependentes de superlativos inespecíficos.
Desenvolver uma visão estratégica com base em afirmações de pretensão, para a empresa, de ser a primeira escolha dos consumidores, um leader mundial ou global, a melhor ou a mais bem sucedida e reconhecida, especificamente significa... nada!
Uma bem concebida visão estratégica é caracterizada "pelo que diz" do curso estratégico futuro da empresa.
Uma bem concebida visão estratégica é caracterizada "pelo que diz" do curso estratégico futuro da empresa.
Sem comentários:
Enviar um comentário