sábado, 30 de abril de 2011

Eficiência Económica, Custos Afundados e Rendimentos Crescentes à Escala


O problema da eficiência é talvez um dos problemas mais “bicudos” numa organização, eficiência que é colocada em evidência no quadro da concorrência intrasectorial. O problema da eficiência na produção pode muitas vezes levar rapidamente a custos incorridos "prematuramente afundados”. Diz Mata que «duas pessoas diferentes postas a executar a mesma tarefa têm desempenhos por vezes muito diferenciados». Uma conclusão “Lapalaciana” que remete para a importância dos recursos humanos e da combinação das equipas. Como no futebol, a combinação de diferentes “skills” vai ter consequências na produtividade através de uma inteligência focada no conhecimento e na manipulação dos seus factores. Que o diga Mourinho que consegue rendimentos crescentes à escala numa recombinação de factores, quantas vezes matéria já experimentada. Diria que Mourinho consegue extrair de forma óptima a produtividade marginal de cada novo elemento da equipa. 

É indubitável que a divisão e a especialização do trabalho fizeram aumentar a produtividade a níveis insuspeitos nas sociedades tradicionais não estandardizadas. Mas nas sociedades actuais, cada vez mais alicerçadas quase tão só no conhecimento, a procura de rendimentos crescentes à escala parece ser um dos objectivos das empresas, dado que o que está em jogo é o seu posicionamento no mercado com factores de vantagem competitiva. Vantagem competitiva que significa não só fazer diferenciado, inovando, como fazer mais com menos. Saltando rapidamente da produção para os custos é interessantíssimo fazer uma outra analogia relativamente aos denominados custos afundados. Sendo irreversíveis e irrecuperáveis no caso da empresa interromper a sua actividade, dado o carácter da durabilidade e da especificidade, é bom de ver que no mundo das empresas, como no futebol, ou melhor dizendo no mundo da eficiência, conseguir utilizar de um modo eficiente um factor faz recuperar o investimento em período curto, bem como saber renovar pode retardar o efeito da especificidade e do “afundamento”, fazendo com que algumas “águas passadas” ainda consigam fazer mover moinhos. 

O exemplo de Mata relativamente aos custos incorridos com uma campanha publicitária elucida-nos que os custos podem ser maximizados ou não na sua eficiência, sendo a componente e a gestão dos custos um factor importantíssimo para o sucesso das empresas. Utilizando novamente uma analogia futebolística faz-nos lembrar uma equipa que investe tudo na avançada, descurando completamente a defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário