quarta-feira, 27 de abril de 2011

Implementação e Execução Estratégica

A fase de implementação e execução estratégica inclui alguns aspectos essenciais sem os quais um plano estratégico, mesmo que bem "desenhado", não terá sucesso na sua fase executória. É necessário, assim, criar uma equipa com as necessárias competências e conhecimentos; providenciar os recursos necessários às actividades críticas, nucleares ou fulcrais para o sucesso da implementação estratégica; assegurar que as políticas da empresa e os seus procedimentos sejam factor facilitador e não impeditivo da execução estratégica; usar boas práticas na execução das actividades centrais ou nucleares e prover melhoria constante através de revisões periódicas; motivar os recursos humanos a perseguir com empenho os objectivos fixados e realocá-los e reajustá-los quando necessário; implementar sistemas de recompensas e incentivos para o cumprimento dos objectivos e para uma correcta execução estratégica; criar uma cultura empresarial e um clima de trabalho que conduza a uma execução estratégica de sucesso; enxertar competência de direcção.

Duas características interessantes da estratégia empresarial são: a correlação que se pode fazer entre a diversidade operacional de uma empresa, seja ela de produtos, de indústrias ou área geográfica e a envolvente de gestão a vários níveis com um papel na implementação da estratégia. Ou seja as variáveis de gestão e os seus actores aumentam na exacta medida da complexidade empresarial. Outro dos aspectos interessantes na estratégia empresarial é o seu carácter de não acabamento, o conceito nuclear de processo contínuo que faz com que a manutenção da direcção estratégica se possa manter com pequenos ajustamentos, desde que a estratégia esteja em linha com as condições de competitividade da indústria e os objectivos estejam a ser prosseguidos.

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