quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Formação como instrumento de Criação e Reforço de Competências

Como ex-técnico de emprego do IEFP e posteriormente técnico de auditoria de formação dos programas operacionais do Fundo Social Europeu, de boa ou má memória consoante o ângulo, o matching destas duas "condições", o emprego e a formação, faziam parte das preocupações diárias e do core do próprio Instituto. É certo que nunca se fez tanta formação dita profissional, com uma componente de prática de empresa elevada, como naquele tempo de profusos e avultados meios financeiros, mas é certo também que muita e má formação foi apenas pretexto para complemento de resultados financeiros empresariais - fossem elas empresas privadas ou empresas do sector empresarial do Estado.

Entre a enormidade de acções de formação para todos os feitios e sabores, as acções com uma componente de desenvolvimento de competências de atendimento abundaram, não parecendo no entanto muitas delas terem atingido o objectivo a que se propuseram. Recordo-me das acções de formação da Carris, para motoristas e revisores, talvez uma das melhores conseguidas pela existência de um Departamento de formação de qualidade.Tendo andado na altura a fazer acções de auditoria de formação in situ, recordo-me da má planificação dos programas, de locais de formação para desenvolvimento de parte teórica com condições insuficientes e de inúmeras acções com planos de formação inconsequentes e de qualidade - investimento duvidoso. Isto para não falar de acções de formação aparentemente fantasmas.

Assim releva a importância do planeamento adequado de formação, das condições físicas da própria formação e da formação - não pela formação - mas como instrumento de construção ou "cimentação" de competências. Dado a grande maioria das funções das empresas serem, até pelo seu carácter relacional, um veículo de apresentação das próprias, a formação para o atendimento é uma das formações a não poder ser descuradas no meio empresarial como "plataforma" de criação de valor.

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