terça-feira, 31 de maio de 2011

Lean Management: Ferramenta Estratégica

O texto de (Thompson, Strickland III, & Gamble, 2007, p. 571) fala de um dos mais populares programas de gestão para a melhoria da competitividade, o Lean Management, programa que em consonância com o Six Sigma, criou um novo sistema combinado apelidado de Lean Sigma.
Na sua essência o que a filosofia de gestão Lean Management promove é a preservação do valor com menos trabalho. Baseada no sistema TPS (Toyota Production System) berço creditado do na hora (Just in time), elemento chave da produção lean (enxuta), em contraste com o tradicional conceito de sistema de produção “Batch and Queue” (sistema de produção alicerçado em altos volumes de produção, grande dimensão de lotes e longos tempos de espera entre operações), baseado no princípio das economias de escala que assumiam os pequenos lotes como pouco económicos. Um dos aspectos mais típicos deste sistema era a baixa qualidade, dado que os defeitos só eram detectados em operações subsequentes ou em produtos acabados.
Pelo contrário, o Lean enfatiza a pequena quantidade, ou mesmo em última instância, uma produção/fluxo de peças únicas, sendo que a filosofia aplica o make - to - order, ou produção face ao pedido cliente. A conversão da ordem cliente em produto acabado é, assim, um modelo de ordem directa personalizando cada unidade às especificações cliente (exemplo na indústria automóvel da cor da viatura e dos diferentes e diversos equipamentos ao gosto cliente). Um dos objectivos é, assim, a eliminação dos desperdícios. Outro elemento caracterizador, a redução da variabilidade de cada oportunidade, incluindo a da procura, a da produção e a do fornecimento. As práticas de gestão de qualidade enfatizam o conceito de controlo de qualidade zero.

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