terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais Lean Management

Uma outra definição do Lean diz do mesmo que é a optimização dos processos de trabalho encontrando modos de fazer mais com menor esforço, minimizando o esforço humano, tempo e espaço, trabalhando mais inteligentemente.

O primeiro princípio como já vimos em intervenção anterior é o foco no cliente. Quem são os clientes e quais as suas necessidades? O segundo identificar os processos de trabalho criadores de valor. O posicionamento de um produto ou serviço na cadeia de valor, o seu ciclo de vida e a proporção de produção total verdadeiramente produtiva. O terceiro princípio a identificação das actividades que criam valor removendo as de desperdício. Tempos de espera, actividades desnecessárias e processos mal desenhados. O quarto princípio tem a ver com o atrair os outputs e não os empurrar. Na organização Lean o cliente é que determina o que se deve produzir e quando. O quinto princípio é sobre a melhoria contínua do processo produtivo. O Lean não é uma actividade isolada mas um processo contínuo que deve ter sempre foco nas melhorias organizacionais. Mensurar as métricas de funcionários e clientes monitorando a melhoria contínua.

Resumindo, chegamos novamente à conclusão da primeira intervenção: o Lean visa encontrar o modo mais inteligente (e obviamente mais eficiente) de fazer a empresa fluir.

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